REUNIÃO DO CONSELHO DE PRESBÍTEROS
Os padres que integram o Conselho de Presbíteros da Diocese de Montenegro, juntamente com o bispo Dom Paulo De Conto, se reuniram nesta sexta-feira, dia 26, na Cúria Diocesana. Na pauta do encontro, foi destinado um momento para estudo sobre o tema “O presbítero diocesano na Igreja Particular”.
Depois foi feita uma explanação sobre a organização dos retiros missionários por Área Pastoral, que ocorrerão até o início de setembro. A Pastoral Presbiteral falou sobre o Curso Regional de Presbíteros, encontros de padres por faixa etária e formações do clero, momentos que estão previstos para este segundo semestre.
Houve ainda uma partilha sobre a reunião dos Organismos da CNBB, realizada no início desta semana em Porto Alegre, na qual a Diocese foi representada pelo vice-coordenador de Pastoral Pe. Rafael Groth.
Por fim, foram discutidas questões pastorais da Diocese e repassadas datas e comunicações importantes.
Foto: Conselho de Presbíteros
A EXPERIÊNCIA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011
Nem o calor de 42 graus durante o dia, nem a chuva e o frio à noite, desmotivaram um milhão e meio de jovens, concentrados no Cuatro Vientos, para o ápice da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada em Madri. Todo o esforço para participar da vigília e da missa, presididas pelo papa Bento XVI, no sábado e domingo, respectivamente. Também no domingo, o santo padre anunciou o local da próxima jornada, Rio de Janeiro, Brasil.
Esta programação encerrou a jornada, que teve início no dia 16. Missas, orações, catequeses e atividades culturais integraram o cronograma da JMJ. O tema que envolveu a juventude foi a frase bíblica Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé.
Antes mesmo do início da programação da JMJ, milhares de jovens participaram das atividades da pré-jornada, em diferentes dioceses espanholas. Experiências e vivências variadas foram promovidas por meio do contato com famílias da Espanha. Também foi possível ter um contato maior com a cultura e as tradições locais, além conhecer pontos turísticos do país.
Experiência gratificante e motivadora
Ver inúmeros jovens na busca do mesmo ideal, testemunhando Jesus Cristo, é muito gratificante. Mesmo com dificuldade na compreensão e entendimento de línguas, por meio de sinais e gestos era possível uma comunicação entre jovens de origens diversas. Muitas vezes, o canto e a dança uniram pessoas de diferentes nacionalidades.
Por momentos, a emoção tomou conta. Como por exemplo, ver milhares de jovens entoando, cada um em sua língua, cantos religiosos. Da mesma forma, a emoção falou mais alto na chegada do papa, durante a fala dele e também quando ele anunciou o Rio de Janeiro como a sede para a próxima jornada. Neste momento, brasileiros agitaram suas bandeiras e entoaram “eu sou brasileiro, com muito orgulho com muito amor”.
Frases do papa
Depois de longas horas de espera, ao sol, os jornadeiros receberam o papa no Cuatro Vientos. O calor do dia foi abafado com uma forte chuva e vento, que não tirou o ânimo dos jovens. “Parabéns jovens por estarem aqui. Obrigado por seguirem firmes na fé”, disse Bento XVI. Por sua vez, os jovens aclamaram o papa com palmas e saudações "Benedito, Benedito!" e "Esta é a juventude, papa!". O santo padre também convidou os jovens a viverem com intensidade a vocação confiada a cada um, pediu que trabalhem a favor da Igreja e que permaneçam firmes na fé em Jesus Cristo.
Testemunho
Acredito que com esta jornada, os jovens tiveram a oportunidade de concretizar ainda mais a sua fé. Inspirados pelo tema, os participantes testemunharam, para o mundo inteiro, em especial para a Espanha, onde cada vez menos pessoas são ligadas à Igreja, que vale a pena sim e que um mundo melhor é possível. Espanhóis que conversavam conosco destacam a importância da JMJ para o país, pois muitos diziam que não tinha mais porquê participar e trabalhar para a Igreja e dar o testemunho por Jesus Cristo. Mas isto não quer dizer que estes jovens são os salvadores da pátria, muito pelo contrário: a messe é grande e os operários são poucos, por isso cada um precisa fazer a sua parte e motivar outras pessoas.
O retorno
Voltamos para casa com uma bagagem maior: mais motivados e também com o compromisso de mobilizar o maior número de pessoas para fazer da JMJ no Brasil um sucesso. Além disso, com o desafio de envolver mais pessoas com a causa jovem. Voltamos com a certeza de que o jovem também é Igreja.
Fotos: Jornada Mundial da Juventude; Jornada Mundial da Juventude2; Jornada Mundial da Juventude3
TEXTO E FOTOS: DIONÉIA PERSCH
DIOCESE PARTICIPA DO MUTIRÃO ECUMÊNICO
Iniciou nesta sexta-feira, dia 26, a 6ª edição do Encontro de Agentes para o Ecumenismo. O Mutirão Ecumênico Sulão VI reúne representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo com o objetivo partilhar experiências no âmbito ecumênico.
As atividades ocorrem até domingo, dia 28, em São Leopoldo, promovidas pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC/RS), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB/Sul 3) e o Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI).
O encontro é realizado a cada dois anos. Nesta edição, os participantes serão convidados a refletir sobre o tema "Unidos em Cristo na defesa da criação" e o lema "A criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8, 19).
Amanda Fetzner
Assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!