SOMOS CHAMADOS A SER DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO
Dia 6 de setembro está na lembrança dos diocesanos. Há três anos, instalava-se a Diocese de Montenegro – Diocese da Alegria. Recordamos tantos acontecimentos que marcaram e marcam nossa caminhada. No entanto, não podemos só recordar. Nosso olhar projeta-se para frente. Somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo. Precisamos sempre mais colocar nossos passos nas pegadas de Jesus e formar parte de sua comunidade. Nossa maior alegria é estar com Ele. Conhecendo nossa história, muitas vezes de sofrimentos e angústias, nos chama pelo nome e nos quer ver ao seu lado. Estando com Ele, também nos envia a continuar sua missão (Mc 3, 14-15).
Discípulo(a) é aquele(a) que, tendo respondido ao chamado, segue Jesus passo a passo pelos caminhos do Evangelho. No seguimento, ouvimos e vemos o acontecer do Reino de Deus, a conversão de cada pessoa, ponto de partida para a transformação da sociedade, e se abrem para nós os caminhos da vida eterna. Na escola de Jesus, aprendemos uma “vida nova”, dinamizada pelo Espírito Santo e refletida nos valores do Reino.
Identificados com o Mestre, a nossa vida é movida pelo impulso do amor e no serviço aos demais. Este amor implica uma contínua opção e discernimento para sempre estarmos com Deus e com os irmãos. Não temamos a cruz que supõe a fidelidade ao seguimento de Jesus Cristo, pois ela está iluminada pela luz da ressurreição. Desta forma, abrimos caminhos para estar ao lado de nossos irmãos afastados e abandonados.
Seguir Jesus não é só saber rezar, frequentar sacramentos e catequese. Seguir Jesus é principalmente, movidos pela liturgia e catequese, colocar em prática a caridade. Em Mateus 25, vemos claramente o exame final que Cristo fará conosco: se tivermos praticado a caridade, seremos salvos. Caso contrário, seremos condenados. Devemos olhar para nossos irmãos como se fossem catedrais. Quanto mais bonitas nós as tornamos, mais garantia teremos de encontrar o céu. Portanto, como discípulos e missionários, aprendamos do mestre e coloquemo-nos a caminho.
Os diocesanos, integrados em suas paróquias e comunidades, vivem belo momento com Santas Missões Populares. Nenhum homem é uma ilha. Na integração e na participação, na paz e na solidariedade, na fraternidade e no amor encontra-se a salvação. A Igreja de Montenegro celebra sua caminhada aprofundando sempre mais a prática litúrgica, catequética, missionária, caritativa. Celebrar é viver. Viva o povo diocesano.
Dom Paulo De Conto
Bispo da Diocese de Montenegro
RETIRO DO CENÁCULO DE MARIA REÚNE 200 PESSOAS
Movimento Cenáculo de Maria realizou seu 56º retiro de formação, reunindo cenantes de toda a Diocese de Montenegro. O encontro ocorreu de 19 a 21 de agosto, em Salvador do Sul, contando com 115 novos integrantes, totalizando 200 pessoas envolvidos no curso.
A direção espiritual foi do padre Asabido Ludwig e a coordenação de Astor Steffen, de Bom Princípio. A missa de encerramento teve a presença do bispo Dom Paulo De Conto, além de outros sete padres.
Em 19 anos de atividades, 5.447 pessoas já fizeram o retiro do Cenáculo, que está ativo em 25 paróquias da Diocese. De 18 a 20 de novembro, haverá o 16º Reencontro, só para quem já fez o retiro. O movimento já prepara a grande festa de 20 anos, que será dia 15 de abril de 2012, no Parque Municipal de São Sebastião do Caí.
Foto: 56º Cenáculo
Amanda Fetzner
Assessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!